Principais descobertas da Psicoterapia Corporal

Reich era um grande observador da expressão da natureza humana. A partir de sua prática e pesquisas ele fez descobertas importantes. A seguir exponho as principais descobertas e conceitos da abordagem corporal de Reich. Seus estudos trouxeram à ciência as relações bio fisiológicas da natureza do prazer, da tensão, a função do orgasmo, origens da angústia neurótica.

Sua primeira descoberta importante se refere à resistência do paciente à análise que acontece não através do que ele fala, mas sim do modo como fala ou faz, ou seja, através do como ele expressava o seu relato.

Observou também que a respiração tem um papel importantíssimo no fluxo da energia no corpo. Esta energia biológica ele chama de orgone (OR) e ela é produzida pelas mitocôndrias celulares através da respiração celular após ingestão de alimentos, líquidos, ar e também absorvida pela pele. O fluxo energético é vivenciado como emoção e circula pelo corpo através do sangue, linfa. Chamou de DOR (deadly orgone) à energia estagnada no corpo. A esta energia bloqueada ele chamou de estase. A estase impede a livre circulação da energia vital pelo corpo. Uma vida saudável se caracteriza pela livre circulação energética pelo corpo. A unidade funcional soma e psique devem estar em equilíbrio energético para que haja saúde real.

As estases ocorrem nos 7 segmentos ou anéis que serão abordados no próximo artigo.

Continue sua leitura no texto:

Léa Marcondes

Terapeuta especialista em Transição Cultural. Ajuda pessoas e famílias a se prepararem emocionalmente para uma mudança de país, ajustando o seu projeto de vida aos novos desafios. Também as acompanha para que enfrentem de forma mais saudável as adaptações na nova cultura, evitando que fiquem confusas, perdidas ou em depressão neste momento tão importante de suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima