Caminhos da Psicologia Corporal

Nos dois textos a seguir apresento de forma sintética as principais escolas neo-reichianas que surgiram baseadas nos princípios desenvolvidos por Reich. Existem outras abordagens corporais que se desenvolveram a partir da visão do fluxo da energia, da leitura das couraças. Mas neste texto apresento a Bioenergética, a Biodinâmica e a Biossíntese.

 

Vegetoterapia Caractero-analítica

Criada por Wilhelm Reich, discípulo de Freud.

Conceitos básicos – os bloqueios emocionais provocam disfunções neurovegetativas

Ênfase – na dissolução da couraça, dos bloqueios dos sentimentos que distorcem o funcionamento psicológico e físico de um indivíduo, através da liberação emocional profunda dentro do processo terapêutico.

 Escolas neo-reichianas

Bioenergética

Criada por Alexander Lowen que foi  aluno de Reich de 1940 a 1952 e  seu paciente de 1942 a 1945.  Depois que Lowen afastou-se de Reich criou a Bioenergética em colaboração com John Pierrakos, outro discípulo de Reich.

Conceitos básicos – concepções teóricas e metodológicas de Reich, com modificações principalmente no enfoque clínico corporal

Ênfase –  a função do corpo na análise do corpo e na terapia incluindo técnicas reichianas de respiração, de expressão de emoções, usa posturas de tensão com a finalidade de energizar partes do corpo que foram bloqueadas, trabalha com o paciente em pé dando ênfase nos movimentos expressivos do corpo e no enraizamento através da postura do grounding.

 Biodinâmica

Criada por Gerda Boysen

Conceitos básicos – o encouraçamento também envolve perturbações do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) como um todo que resulta em disfunções glandulares e da musculatura lisa de diferentes vísceras. Propõe o termo “couraça visceral” para toda aquela que ocorre na musculatura lisa.

Reich também observou que o encouraçamento poderia manifestar-se por distrofias e/ou disfasias em diferentes tecidos do corpo, isto é, perturbações da proliferação, diferenciação e metabolismo celular além de disfunções imunológicas, alterações locais ou sistêmicas na comunicação intercelular, na dinâmica dos líquidos e materiais intersticiais. A este tipo de encouraçamento Gerda Boysen denominou de “couraça tissular”. Esta couraça está mais diretamente relacionada com disfunções das secreções internas. Ex. hormônios, substâncias produzidas pelo sistema imunológico, etc.

  • couraça visceral– disfunções nas vísceras
  • couraça tissular– hipertrofia gordurosa dos tecidos conjuntivos subcutâneos na obesidade, encouraçamento cerebral

  Ênfase – na dissolução das couraças tissulares e viscerais através de manipulações específicas.

Biossíntese

Criada por David Boadella. É uma escola mais recente que surgiu das experiências e convivência durante 30 anos de Boadella com Reich, Lowen, Gerda Boyssen e John Pierrakos.

Conceitos básicos –  postula que existem 3 correntes energéticas ou fluxos vitais percorrendo o corpo e que estão associadas com as camadas germinativas celulares: a ectoderma, a endoderma e mesoderma.

Ênfase – Na Biossíntese, a reintegração terapêutica trabalha com o desbloqueio da respiração e dos centros da emoção que se relacionam com a:

  • endoderme – com a retonificação dos músculos
  • mesoderme – com a integração postural
  • ectoderme – com a vinculação e a organização da experiência através do contato visual e comunicação verbal

No texto a seguir abordo a Visão da Biossíntese sobre a formação embrionária dos tecidos e suas relações emocionais

 

Continue sua leitura no texto: Visão da Biossíntese sobre a formação embrionária dos tecidos

Léa Marcondes

Terapeuta especialista em Transição Cultural. Ajuda pessoas e famílias a se prepararem emocionalmente para uma mudança de país, ajustando o seu projeto de vida aos novos desafios. Também as acompanha para que enfrentem de forma mais saudável as adaptações na nova cultura, evitando que fiquem confusas, perdidas ou em depressão neste momento tão importante de suas vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima