O ponto central do desenvolvimento humano acontece através dos relacionamentos. Somos seres relacionais desde o ventre materno e a nossa identidade é construída a partir das relações estabelecidas na infância e ao longo da vida. Veja neste artigo como a inteligência emocional aliada à relacional nos leva a evoluir pessoalmente e também com os demais seres humanos.
A inteligência relacional não é novidade
Desde a antiguidade o ser humano busca respostas existenciais sobre quem ele é, de onde veio e para onde vai, porque está aqui, qual o sentido de sua existência. Filósofos procuraram responder estas questões de diversas maneiras. Temos escritos e textos de filósofos gregos buscando respostas para estas questões. Verdadeiros tratados! Ainda hoje pensadores buscam respostas.
A ciência também tem buscado respostas para estas questões e abordado temas acerca do desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, relacionamentos saudáveis e conflituosos, inteligências múltiplas, inteligência emocional, entre outros. Recentemente estudos sobre a Inteligência Relacional abordada através do método CLASSE, nos trazem com mais clareza a ênfase no aspecto intrapessoal da inteligência emocional nos tópicos Consciência, Liberdade, Atração e Segurança. O aspecto interpessoal é tratado na Sabedoria e Empatia.
O método CLASSE aborda aspectos importantes para desenvolvermos relações saudáveis. Cada aspecto é trabalhado em profundidade através de um processo com encontros programados, de forma que a pessoa identifique seu modo de agir e amplie a qualidade de seus relacionamentos tanto pessoais quanto profissionais.
A inteligência emocional
A inteligência emocional tão comentada hoje, alerta para a qualidade das relações como um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo. Organicamente a inteligência emocional acontece através do funcionamento do Sistema Límbico que é a região cerebral responsável pelos estados afetivos, emoções, motivações e é o centro do prazer e desprazer.
A inteligência emocional está relacionada a habilidades tais como: motivar-se e persistir em face a frustrações; controlar impulsos canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns. A inteligência emocional abrange as dimensões intrapessoal e interpessoal.
A ciência comprova os fundamentos para relacionamentos saudáveis através de estudos profundos nas áreas da psicologia, comunicação, administração, espiritualidade, entre outras. Os bons relacionamentos geram bons resultados, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Como andam os seus relacionamentos? Tranquilos? Conflituosos?
Busque respostas relacionais dentro de você com CLASSE!