Imagino que isso não seja novidade pra você, mas geralmente vemos cenas de conflitos entre pessoas, sejam no âmbito pessoal ou profissional. Isso acontece pois a maioria das pessoas não aprendeu a desenvolver as suas próprias habilidades emocionais.
Ao longo dos anos estive em contato com diversas ferramentas e metodologias de autoconhecimento que nos ajudam a analizar o seu perfil de comportamento, entretanto nenhuma delas aborda efetivamente o relacionamento com outras pessoas.
Recentemente fui convidada a conhecer o Método C.L.A.S.S.E., da autora Ana Artigas, que aborda habilidades importantes para o desenvolvimento de relações saudáveis e nos traz com mais clareza a ênfase no aspecto intrapessoal.
Curiosidade
C onsciência,
L iberdade,
A tração
S egurança
S abedoria
E mpatia
Vamos ver aqui a importância de cada um delas 🙂
As 6 habilidades relacionais
Consciência
Consciência que temos sobre nós mesmos e da Liberdade de escolhas nos oferece uma base segura e acolhedora para um relacionamento tranquilo e saudável.
A percepção clara sobre si mesmo abordada nas habilidades da Consciência amplia as possibilidades de observação do outro, do ambiente nos mais diversos contextos. Também se relaciona com atitudes adequadas à situação que está enfrentando.
Liberdade
A Liberdade envolve aspectos da autopercepção em relação a valores internalizados, ética e maneiras de se posicionar nas diversas situações. Somos seres relacionais desde o ventre materno e a nossa identidade é construída a partir das relações estabelecidas na infância e ao longo da vida. A forma como interagimos uns com os outros a partir da
Atração
A Atração está relacionada com a forma como as pessoas nos veem, como nos expressamos para os outros favorecendo uma aproximação saudável ou não. Quanto mais Consciência temos sobre nós mesmos, nossas atitudes, reações e comportamentos, conseguimos transitar com mais clareza e tranqüilidade nos nossos relacionamentos.
Segurança
A Segurança começa a se estabelecer na infância a partir dos relacionamentos familiares. Está relacionada com a autoestima, com o reconhecimento de suas habilidades e capacidades. Ensinar as crianças desde cedo a ter Consciência de si mesma e dos seus Limites, a lidar com as regras e normas da família e do seu espaço social, desenvolverá nela a Segurança necessária para enfrentar os desafios na escola e nos seus grupos. Serão mais assertivos nas suas escolhas, sua autoestima terá mais firmeza e terá mais facilidade para se relacionar com os valores da Atração.
Sabedoria
A Sabedoria está associada à sensibilidade social, na forma como percebemos as pessoas e situações. Esta habilidade também se relaciona ao autocontrole, na forma como nos comunicamos uma ideia, nossos valores, na aplicação prática de tudo aquilo que aprendemos.
Empatia
A Empatia é a habilidade que permite reconhecer as necessidades e desejos dos outros, proporcionando relacionamentos mais eficazes. Ela é a base de sustentação de popularidade, liderança e eficiência interpessoal. Pessoas com esta habilidade são mais eficazes em tudo que é baseado na interação entre pessoas. A Empatia abre canal de comunicação pois a pessoa desenvolveu um olhar e uma escuta amorosa, acolhedora. Ela consegue transitar pela Consciência, Liberdade, Atração, Segurança e Sabedoria com tranquilidade e maturidade.
Como desenvolver as minhas habilidades relacionais
O Método C.L.A.S.S.E. é uma das ferramentas do LeHaR – Levantamento de Habilidades Relacionais que trabalha especificamente no desenvolvimento da Inteligência Relacional. Pode ser feita individualmente, com casais, com grupos de trabalho, equipes e lideranças. Este processo é uma experiência transformadora!
Muito bacana.
O Método C.L.A.S.S.E. aborda habilidades importantes para o desenvolvimento de relações saudáveis, é um grande prazer receber essas informações valiosas.
Gratidão 🙂