As instituições multiculturais necessitam também preparar suas lideranças e equipes do ponto de vista relacional e emocional para enfrentar as demandas atuais, tanto com temas pertinentes ao trabalho local quanto transcultural. Acompanhar pessoas de várias culturas gera demandas específicas devido às situações diferentes e conflitantes que surgem no trabalho.
A psicóloga Ana Artigas desenvolveu estudos sobre relacionamentos saudáveis e tóxicos tanto na área pessoal quanto profissional e a partir de seus estudos e pesquisas conceituou em seu livro a Inteligência Relacional como “a inteligência que nos conecta ao mundo pelas pessoas; é a habilidade de nos relacionarmos de forma positiva com os outros, entendendo suas necessidades e estabelecendo uma conexão que traga cooperação, ganhos e boas energias para as partes”.
Segundo a autora, “não basta entendermos nossas emoções e a dos outros se não soubermos como interagir, se comportar socialmente e entender o que fazer para que nossas relações sejam saudáveis e agregadoras, que tragam mais qualidade de vida” (Artigas, pag 54, 2017). As constatações de seus estudos e pesquisas a levaram a desenvolver uma abordagem para trabalhar importantes habilidades relacionais através do Método C.L.A.S.S.E.
Habilidades essenciais para desenvolvimento profissional
Acredito que os principais aspectos da Inteligência Relacional que devem ser trabalhados através de 6 habilidades essenciais:
- Consciência
- Liberdade
- Atração
- Segurança
- Sabedoria
- Empatia
Estas habilidades são baseados em princípios universais para os relacionamentos e, portanto, aplicáveis tanto no contexto pessoal quanto profissional, seja local ou transcultural com as devidas adaptações para a cultura em que você está inserido.
O domínio destas habilidades, nas áreas relacional e emocional, possibilita um melhor preparo dos líderes, coordenadores e equipes, trazendo mais assertividade e produtividade através de melhores relacionamentos em seus grupos de trabalho e também com os seus clientes.
Desenvolver essas soft skills facilita a compreensão pessoal sobre a sua performance relacional, atitudes, comunicação e liderança e amplia a sensibilidade, abre a visão e a escuta sobre as necessidades do seu grupo de trabalho.
Resultados positivos e produtividade
Na minha experiência de acompanhar pessoas em diversas situações, constato que muitas das suas dificuldades estão na área relacional e não na sua competência profissional.
A Inteligência Relacional, aliada à competência técnica e operacional, são os ingredientes básicos para o sucesso na carreira de qualquer pessoa.
Talvez você acredite que é difícil desenvolver essas habilidades, mas posso te dizer com Segurança que que é mais fácil do que imagina, basta que alguém lhe mostre o caminho.
O Método C.L.A.S.S.E. nos oferece um caminho bastante assertivo para trabalhar na qualidade dos nossos relacionamentos tanto na vida pessoal quanto profissional.
Continue a ler sobre o Método C.L.A.S.S.E. nos artigos: